Política

Morre Maguito Vilela, prefeito licenciado de Goiânia

Político estava internado na UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratar complicações decorrentes da Covid-19

Foto: AGÊNCIA SENADO/DIVULGAÇÃO
Apoie Siga-nos no

Morreu nesta quarta-feira 13 o ex-governador de Goiás e prefeito licenciado de Goiânia Maguito Vilela (MDB).

O político, que tinha 71 anos, estava internado na UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratar complicações decorrentes da Covid-19.

Em nota, a Secretaria de Comunicação de Goiânia informou que “a família está providenciando o traslado do corpo de São Paulo para Goiás e ele deve ser sepultado em Jataí, sua terra natal”.

Campanha de 2020

Maguito venceu as eleições de 2020 para prefeito da capital de Goiás mesmo afastado da campanha por mais de um mês, por conta da internação.

Ele testou positivo para o coronavírus no dia 20 de outubro. Logo após, foi internado em um hospital de Goiânia. No dia 27 do mesmo mês, o emedebista recebeu diagnóstico de até 75% de inflamação nos pulmões e um alerta para o do nível crítico de saturação de oxigênio no sangue. Foi transferido para São Paulo.

No dia 15, data do primeiro turno da eleição, Maguito estava entubado para fazer uma broncoscopia para verificar a inflamação dos pulmões. Dois dias depois, começou um tratamento respiratório e passou por uma hemodiálise para ajudar as funções dos rins.

Em 3 de dezembro, após testar negativo para Covid-19, Maguito foi transferido para um leito de UTI comum do hospital. No dia 9 de dezembro, os médicos começaram a redução intensa dos sedativos. O filho, Daniel Vilela, chegou a dizer que o pai demonstrou plena consciência sobre ser o prefeito eleito de Goiânia.

Em 11 de janeiro, o político apresentou um sangramento nos pulmões e passou por uma cirurgia para controlar o quadro. Após o procedimento, ele não teve mais hemorragias nos órgãos e voltou a ter um quadro estável, com redução dos sedativos.

Após 80 dias internado, Maguito teve uma piora no quadro de saúde com uma infecção nos pulmões provocada por bactérias e fungos.

O político deixa quatro filhos: Vanessa, Daniel, Maria Beatriz e Miguel; e uma enteada: Anna Liz.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo