Política

Morre aos 81 anos Jacó Bittar, ex-prefeito de Campinas

Petroleiro que liderou a primeira greve da categoria, Bittar também foi um dos fundadores do PT e da CUT

Foto: Guilherme Weimann/SIndipetro-SP
Apoie Siga-nos no

O petroleiro Jacó Bittar, que liderou a primeira greve da categoria, em 1983, em plena Ditadura Militar, morreu nesta quinta-feira 26 aos 81 anos, em Campinas (SP).

Bittar foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores e um dos idealizadores da Central Única dos Trabalhadores (CUT). O sindicalista também foi o primeiro prefeito eleito pelo partido em Campinas, em 1988. Ele governou a cidade até 1992.

A greve liderada por ele em 1983 durou seis dias, paralisando os trabalhos na Refinaria de Paulínia (Replan), localizada na região de Campinas, e da Refinaria Landulpho Alves de Mataripe (RLAM), na Bahia. Entre as principais reivindicações estavam as insatisfações com cortes feitos pelo ditador João Batista Figueiredo nas estatais. “A reação da Petrobras, entretanto, foi implacável: 153 trabalhadores demitidos apenas na Replan, incluindo Jacó”, destaca o Sindipetro-SP, em seus arquivos.

Jacó Bittar durante uma assembleia dos petroleiros.
Foto: Arquivo Sindipetro-SP

Atualmente Jacó Bittar estava filiado ao PSB, que manifestou pesar:

Bittar deixa um legado de luta pela democracia e pela transformação social do país. Em Campinas, implementou obras que revolucionaram a cidade no transporte coletivo, na área ambiental, na saúde e educação”, diz o partido em nota.

Gleisi Hoffmann, presidente do PT, foi outra personalidade política a lamentar a passagem de Bittar: “O Partido dos Trabalhadores está de luto, pela morte de Jacó Bittar, nosso fundador e primeiro prefeito de Campinas eleito pelo PT, em 1988. Sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos”, escreveu a deputada.

A legenda, em nota, relembrou a atuação de Bittar ao lado do ex-presidente Lula e de Olívio Dutra no movimento sindical:

“Jacó Bittar liderou com Lula e Olivio Dutra uma geração de jovens dirigentes sindicais que resistiram à ditadura militar e escreveram páginas decisivas na história da democracia brasileira”, destacou a sigla na publicação.

Jacó lutava contra o mal de Parkinson e será velado no Cemitério da Saudade, em Campinas a partir das 11 horas e 30. O sepultamento será no Cemitério de Sousas, também na cidade, por volta das 16 horas e 30.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.