Política
Moro lidera em 1º e 2º turnos no Paraná, indica Real Time Big Data
Sandro Alex e Requião Filho disputam a segunda posição e a chance de embate direto com o ex-juiz da Lava Jato
O senador Sergio Moro (PL) é o favorito para a sucessão de Ratinho Júnior (PSD) no comando do governo do Paraná, segundo pesquisa publicada nesta sexta-feira 28 pelo instituto Real Time Big Data.
Moro lidera os cenários de primeiro e segundo turnos testados. A dúvida, a esta altura, é sobre quem seria seu adversário em eventual segunda rodada: Sandro Alex (PSD), indicado de Ratinho, ou Requião Filho (PDT). Eles estão tecnicamente empatados no primeiro turno (a margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos).
Confira os percentuais:
Primeiro turno
- Sergio Moro (PL) – 35%
- Sandro Alex (PSD) – 23%
- Requião Filho (PDT) – 20%
- Luiz França (Missão) – 2%
- Outros – 1%
- Nulo/branco – 6%
- Não sabe/não respondeu – 13%
Segundo turno – Cenário 1
- Sergio Moro (PL) – 54%
- Requião Filho (PDT) – 27%
- Nulo/branco – 10%
- Não sabe/não respondeu – 9%
Segundo turno – Cenário 2
- Sergio Moro (PL) – 44%
- Sandro Alex (PSD) – 32%
- Nulo/branco – 13%
- Não sabe/não respondeu – 11%
Segundo turno – Cenário 3
- Sandro Alex (PSD) – 35%
- Requião Filho (PDT) – 30%
- Nulo/branco – 17%
- Não sabe/não respondeu – 18%
Os pesquisadores ouviram 1.600 eleitores paranaenses entre os dias 24 e 27 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral com o código PR-07845/2026.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Moro desiste de mais um debate entre candidatos ao governo do Paraná
Por Wendal Carmo
Quaest: Moro lidera com folga e venceria qualquer um em 2º turno no Paraná
Por CartaCapital




