Política

Moro divulgou delação de Palocci para atingir o PT, sugerem mensagens

Ex-juiz teria justificado liberação de delação, feita dias antes das eleições, por supostamente romper com narrativa petista

Palocci acredita que fatos serão esclarecidos em breve pelos próprios membros do PT
Apoie Siga-nos no

Mensagens da Lava Jato obtidas de vazamento mostram que a divulgação do conteúdo da delação premiada de Antonio Palocci, ex-ministro petista, teve inclinação política por parte do ex-juiz Sérgio Moro. De acordo com reportagem da Folha de S.Paulo, os procuradores da força-tarefa – incluindo Deltan Dallagnol – tinham descrença das provas apresentadas por Palocci para os atos ilícitos cometidos pelo PT, mas Moro teria orientado o contrário: “Russo [apelido de Sérgio Moro entre os procuradores] comentou que embora seja difícil provar ele é o único que quebrou a omertà petista”.

A mensagem acima, enviada pelo procurador Paulo Roberto Galvão, diz respeito ao ‘código de honra’ de mafiosos italianos, analogia supostamente utilizada por Moro para justificar a divulgação da delação seis dias antes do primeiro turno das eleições de 2018. Nos depoimentos, Palocci apontara supostas propinas pagas aos ex-presidentes Dilma Rousseff e Lula, além de outras irregularidades envolvendo a Odebrecht e pagamentos ao PT.

O acordo dele, diferentemente dos outros, foi firmado com a Polícia Federal e não com o Ministério Público Federal – que havia, primeiramente, apontado inconsistência de provas para aceitar medidas de redução de pena consequentes de uma delação. Os procuradores da Lava Jato criticaram a utilização das falas de Palocci em um grupo no aplicativo Telegram.

“Não só é difícil provar, como é impossível extrair algo da delação dele”, disse Laura Tessler, que depois acrescenta que as falas são piores ‘que anexos Google’. Antonio Carlos Welter ironiza: “o melhor é que fala até daquilo que ele acha que pode ser que talvez seja.”

 

A reportagem da Folha de S.Paulo explicita que, no dia da liberação das mensagens, o assunto tomou cerca de nove minutos do Jornal Nacional. Nos dias seguintes, fora amplamente noticiada em destaques nos principais jornais do País, e chegou a ser incorporada na campanha eleitoral de adversários do candidato Fernando Haddad, justificando a necessidade de impedir que o PT voltasse ao poder – como sugerido por campanha de Geraldo Alckmin (PSDB).

A ‘Vaza Jato’, como ficou conhecida a liberação dos diálogos do Telegram obtidos pelo site The Intercept Brasil, teve início em junho de 2019 e explicitou relações escusas do Judiciário brasileiro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.