CartaExpressa
Moraes nega pedido e mantém a quebra dos sigilos de Araújo
O ministro do STF rejeitou os chamados ’embargos de declaração’ do ex-chanceler
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou nesta segunda-feira 21 um recurso do ex-chanceler Ernesto Araújo para reverter a quebra de sigilos determinada pela CPI da Covid.
No dia 12 de junho, Moraes já havia assegurado a legalidade da quebra. A defesa de Araújo, porém, insistiu no pedido de anulação, por meio dos chamados ’embargos de declaração’. Segundo os advogados, a decisão do ministro foi ‘omissa’ por não considerar um pedido de limitação da quebra dos sigilos no período da pandemia.
O argumento foi rebatido no despacho desta segunda. “É importante consignar que o pedido subsidiário, por razões lógicas, está compreendido tanto da decisão que indeferiu a liminar quanto na sua fundamentação, visto que reconhecidos poderes investigatórios à CPI, nos mesmos moldes de que dotados os magistrados”, decidiu.
Moraes ainda afirmou que sua decisão do dia 12 reforça “de forma clara e objetiva que as Comissões Parlamentares de Inquérito, em regra, terão os mesmos poderes instrutórios que os magistrados possuem durante a instrução processual penal”.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Governo diz à CPI da Covid que não gravou reunião com farmacêuticas em 2020
Por Leonardo Miazzo
Levantamento aponta 38 potenciais falsos testemunhos na CPI da Covid
Por CartaCapital
CPI avalia investigar Bolsonaro enquanto apura ‘gabinete paralelo’
Por Estadão Conteúdo


