CartaExpressa
Moraes nega pedido de Ibaneis para arquivar inquérito sobre omissão no 8 de Janeiro
Na decisão, Moraes justifica que as investigações ainda estão em curso


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, negou o pedido do governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) para arquivar investigação sobre suposta omissão no 8 de Janeiro. Decisão foi proferida na última sexta-feira 23.
Na decisão, Moraes justifica que as investigações ainda estão em curso. Assim, não é possível encerrar o inquérito.
O pedido de Ibaneis é um reforço do primeiro pedido, feito em agosto. No primeiro pedido, a defesa afirmou que as provas colhidas durante as investigações não comprovam que o governador foi conivente com os atos golpistas.
Moraes, entretanto, rejeita a tese da defensa, afirmando que não cabe aos advogados esse tipo de julgamento. “Incabível ao investigado pretender pautar a atividade investigativa”, diz a decisão.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

STF define as penas de mais 15 condenados pelo 8 de Janeiro
Por CartaCapital
Defendida por Bolsonaro, anistia a golpistas do 8 de Janeiro já tramita no Senado
Por CartaCapital
Recém-empossado, Dino deve participar dos julgamentos do 8 de Janeiro
Por Wendal Carmo