Política
Moraes mantém prisão de Anderson Torres e nega visita de Flávio Bolsonaro
Outros 38 senadores obtiveram autorização para visitá-lo, como a ex-ministra e senadora Damares Alves e o ex-vice-presidente Hamilton Mourão


O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes manteve, pela quinta vez, a prisão do ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e ex-ministro da Justiça, Anderson Torres.
Torres está preso desde 14 de janeiro por suspeita de conivência ou omissão diante dos atos antidemocráticos do 8 de janeiro, em Brasília.
Na decisão de Moraes publicada nesta sexta-feira 5, Moraes também negou a visita dos senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Marcos do Val (Podemos-ES) ao ex-secretário, por entender que há uma “conexão” entre investigações envolvendo ambos e Torres.
Sobre o pedido da defesa de reconsideração da prisão, alegando a saúde mental de Torres, o STF pediu ao governo do Distrito Federal uma avaliação das instalações em que o ex-secretário é mantido e considerou que não há necessidade de transferência.
“Mantenho a custódia de Anderson Gustavo Torres no 19º Batalhão de Polícia Militar, uma vez que não se faz necessária a transferência para o hospital penitenciário, conforme relatório médico e concordância da defesa”, escreveu Moraes no despacho.
Apesar de ter negado a visita de Flávio e Do Val, o ministro autorizou que outros 38 senadores possam vê-lo no 19º Batalhão de Polícia Militar, desde que exista “a limitação de 05 (cinco) Senadores da República por visita, a serem realizadas aos sábados e domingo”.
A defesa de Torres justificou os encontros alegando “razões humanitárias”.
As visitas aprovadas são de:
- ROGÉRIO MARINHO
- STYVENSON VALENTIM
- ORIOVISTO GUIMARÃES
- TEREZA CRISTINA
- LUIZ CARLOS HEINZE
- ZEQUINHA MARINHO
- IZALCI LUCAS
- RODRIGO CUNHA
- JAIME BAGATTOLI
- CARLOS VIANA
- CLEITINHO
- LAÉRCIO OLIVEIRA
- CIRO NOGUEIRA
- ESPERIDIÃO AMIN
- EDUARDO GOMES
- CARLOS PORTINHO
- PLÍNIO VALÉRIO
- CHICO RODRIGUES
- JAYME CAMPOS
- MAGNO MALTA
- DAMARES ALVES
- HAMILTON MOURÃO
- EFRAIM FILHO
- EDUARDO GIRÃO
- ALAN RICK
- PROFESSORA DORINHA SEABRA
- WELLINGTON FAGUNDES
- ASTRONAUTA MARCOS PONTES
- JORGE SEIF
- MECIAS DE JESUS
- HIRAN GONÇALVES
- VANDERLAN CARDOSO
- LUCAS BARRETO
- WILDER MORAIS
- MÁRCIO BITTAR
- SÉRGIO MORO
- DR. SAMUEL ARAÚJO
- IRAJÁ
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.