CartaExpressa
Moraes manda polícia desobstruir vias bloqueadas por atos golpistas no DF
A decisão se baseia em uma notícia sobre o deslocamento de 115 caminhões em direção à capital federal


O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinou que a Polícia Federal, a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal adotem “todas as medidas necessárias e suficientes” para desobstruir imediatamente todas as vias públicas que, “ilicitamente, estejam com seu trânsito interrompido” no Distrito Federal.
A decisão de Moraes, divulgada nesta quinta-feira 10, se baseia em uma notícia sobre o deslocamento de 115 caminhões em direção a Brasília com o objetivo de reforçar os bloqueios ilegais promovidos por manifestantes bolsonaristas.
Ao mencionar a caravana rumo à capital federal, o magistrado criticou “os atos criminosos e antidemocráticos que seguiram em todo o País à proclamação do resultado das Eleições Gerais de 2022 pelo Tribunal Superior Eleitoral”.
A decisão também estabeleceu uma multa de 100 mil reais por hora em caso de descumprimento.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.