CartaExpressa
Moraes libera Anderson Torres a depor na CPI sobre atos golpistas, mas autoriza silêncio
Preso preventivamente desde janeiro, Torres é investigado por omitir-se perante a invasão bolsonarista aos prédios dos Três Poderes
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a liberação do ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres para depor na CPI dos Atos Antidemocráticos, aberta pela Câmara Legislativa do DF.
O magistrado atendeu ao pedido da defesa e garantiu que Torres possa ficar em silêncio durante a audiência, prevista para a próxima quinta-feira 9. Ainda conforme o despacho, a condução do ex-secretário à CPI deverá ser feita com escolta policial e só ocorrerá com a concordância dele.
“Cabe-lhe, entretanto, escolher até onde vai auxiliar a acusação, oferecendo explicações ou admissões à luz das evidências contra ele, bem como consentir em ser interrogado, respondendo, ou permanecer em silêncio, pois, como observado por Kent Greenawalt, professor de Colúmbia, ‘não é constitucionalmente razoável e exigível que alguém traia a si mesmo'”, escreveu.
A CPI dos Atos Antidemocráticos iniciou seus trabalhos na última semana, quando os parlamentares ouviram o delegado Fernando de Souza Oliveira, chefe interino da secretaria durante os atos golpistas. No depoimento, ele afirmou que a Polícia Militar não executou o plano de segurança elaborado.
Preso preventivamente desde janeiro, Torres é investigado por omitir-se perante a invasão bolsonarista aos prédios dos Três Poderes, no 8 de janeiro. Na semana passada, Moraes rejeitou um pedido da defesa e manteve o ex-secretário preso.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Por telefone, Lula e Charles III falam em fortalecer parcerias entre Brasil e Reino Unido
Por Wendal Carmo
Governo desmente fake news bolsonarista sobre Lula mandar idosos andarem a pé
Por André Lucena



