CartaExpressa

Moraes abre prazo para alegações finais em ação contra Alexandre Ramagem no STF

Decisão ocorre após o encerramento da instrução e ausência de novas provas

Moraes abre prazo para alegações finais em ação contra Alexandre Ramagem no STF
Moraes abre prazo para alegações finais em ação contra Alexandre Ramagem no STF
O ex-deputado federal Alexandre Ramagem, condenado pela trama golpista. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou na quarta-feira 11 a abertura de prazo de 15 dias para que acusação e defesa apresentem as alegações finais na ação penal que analisa os crimes do ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) após a diplomação. A medida marca a fase final da instrução processual antes do julgamento.

A ação trata especificamente dos crimes de dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado atribuídos a Ramagem após sua diplomação como deputado federal. Segundo o despacho, a tramitação desses pontos havia sido suspensa em razão de resolução da Câmara dos Deputados, mas foi retomada após a perda do mandato. 

No processo relacionado à trama golpista, Ramagem foi condenado a 16 anos, 1 mês e 15 dias de reclusão por crimes como organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado, com trânsito em julgado declarado em novembro de 2025. 

Após a retomada da ação sobre os fatos posteriores à diplomação, foi realizada audiência de instrução e interrogatório por videoconferência. Encerrada essa fase e sem pedidos adicionais de diligências, o processo avançou para as alegações finais.

Ramagem está nos Estados Unidos e é considerado foragido pela Justiça.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo