CartaExpressa
Moradores do Paraná recebem mensagens com ameaças de invasão ao STF e ao Congresso
De acordo com o portal The Intercept Brasil, conteúdo partiu de número do governo do Paraná
Moradores do Paraná relataram ter recebido mensagens com ameaças de invasão ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal caso o presidente Jair Bolsonaro (PL) não seja reeleito no 1º turno.
A informação foi publicada neste sábado 24 pelo portal The Intercept Brasil. Segundo o veículo, o conteúdo foi disparado a partir de um número do governo do Paraná, de Ratinho Júnior (PSD), apoiador de Bolsonaro.
Três pessoas que receberam a mensagem afirmaram ter usado antes os serviços digitais do Departamento de Trânsito do Paraná, o Detran, e um sistema chamado Paraná Inteligência Artificial, o Pia, nome de uma plataforma de serviços digitais do governo.
“Vai dar Bolsonaro no primeiro turno! Senao, vamos a rua para protestar! Vamos invadir o congresso e o STF! Presidente Bolsonaro conta com todos nos!!”, diz a mensagem, que partiu do número 28523 pela madrugada.
O diretor-geral do Detran do Paraná, Adriano Furtado, foi diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, a PRF, durante a gestão de Bolsonaro, relembra o veículo.
A prática pode configurar crime eleitoral. Ao portal, o governo do Paraná disse que “o episódio está sendo apurado”.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



