Política

Mirando governabilidade e Bolsa Família, PT formaliza apoio à reeleição de Lira

Com o apoio do partido, a recondução do deputado à presidência da Câmara conta agora com o apoio formal de 14 siglas, que vão desde o PDT ao Republicanos

Encontro entre Lula e Arthur Lira em Brasília. Foto: Sergio Lima/AFP
Apoie Siga-nos no

O PT confirmou, nesta terça-feira 29, o apoio formal do partido à reeleição do deputado Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara. A decisão foi tomada após uma reunião da bancada petista Congresso.

As tratativas em torno do apoio começaram logo após o segundo turno, quando Lira fez chegar a integrantes do PT que estaria disposto a dialogar com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Desde então, o apoio ao cacique do Centrão vinha sendo discutido internamente.

Durante a campanha, Lula chegou a criticar a atuação do deputado alagoano frente à gestão das emendas de relator, conhecidas como Orçamento Secreto, utilizada pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) para angariar apoios no Congresso. O petista, porém, foi aconselhado por aliados a baixar o tom durante o segundo turno, como forma de viabilizar um acordo que garantisse a futura governabilidade.

“[O objetivo é] garantir recursos para cumprir compromissos de Lula. É fundamental o crescimento da economia. Todas essas etapas da atenção básica, do tratamento de câncer, as etapas educacionais…”, disse o deputado Reginaldo Lopes, líder do PT na Câmara.

As negociações também envolveram a PEC da Transição, solução desenhada pela equipe do petista para garantir o pagamento do Bolsa Família de 600 reais a partir de 2023.

O apoio à recondução de Lira ao comando da Câmara mira, além da governabilidade, a presidência de comissões importantes, como a Constituição e Justiça. Isso, no entanto, só será possível se partidos como o PSD, MDB e União Brasil aceitarem integrar um bloco formado por legendas da base. A regra no caso dos colegiados, por exemplo, é que o maior bloco tenha preferência na escolha.

“Temos uma agenda de País, de reconstrução do Brasil. Entendemos fundamental a estabilidade institucional. Compreendemos que é possível construir um bloco de governo”, completou Lopes.

Com o apoio do PT, a recondução de Lira conta com o apoio formal de 14 siglas, que vão desde o PDT ao Republicanos. A expectativa é que o PL também apoie o deputado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo