Política

Ministros do STF e senadores da CPI da Covid eram monitorados pela ‘Abin paralela’, diz TV

Ex-integrantes do governo Bolsonaro também entraram na mira do monitoramento ilegal

Foto: Abin/Reprodução
Apoie Siga-nos no

Diversos integrantes da CPI da Covid, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e ministros da gestão de Jair Bolsonaro (PL) estão entre os monitorados de forma ilegal pela “Abin paralela”, de acordo com a TV Band.

Segundo a emissora, entre os espionados, estão os ministros do STF Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes. Senadores que fizeram parte da CPI da Covid também foram alvo da espionagem.

Os integrantes da mesa diretora do colegiado Omar Aziz (PSD-AM), Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) e Renan Calheiros (MDB-AL), estão na lista. Outros senadores do colegiado monitorados teriam sido Rogério Carvalho (PT-SE), Otto Alencar (PSD-BA), Humberto Costa (PT-PI) e Alessandro Vieira (MDB-SE).

A Simone Tebet, senadora pelo MDB e atual ministra do Planejamento, e o atual ministro da Educação, Camilo Santana também estavam na lista. Soraya Thronicke (Podemos-MS) também teria sido espionada.

O ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia (PSDB-RJ), o deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) e o ex-deputado Alexandre Frota (sem partido-SP), são outros nomes citados.

Além deles, ex-integrantes do governo Bolsonaro também entraram na mira do monitoramento ilegal. Abraham Weintraub (Educação), Anderson Torres (Justiça), Flávia Arruda (Secretaria de Governo) e o antecessor dela foram os nomes citados.

Além deles, está o general Carlos Alberto dos Santos Cruz, que estava no início do governo Bolsonaro e saiu rompido com a família do ex-presidente.

Entenda a “Abin paralela”

A PF realizou uma operação nesta segunda-feira 29 que mirou em Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho 02 de Jair Bolsonaro. Ele é retratado como integrante do chamado “núcleo político” de um suposto esquema de monitoramento ilegal por meio da Abin.

O objetivo da PF é investigar uma suposta organização criminosa instalada na Abin, órgão chefiado por Ramagem entre julho de 2019 e abril de 2022.

O esquema serviria para monitorar desafetos do governo de Jair Bolsonaro, por meio de ferramentas de geolocalização de dispositivos móveis – sem autorização judicial.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo