Política

Ministro nomeia militar da Aeronáutica como diretor interino do Inpe

Segundo o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, Darcton Policarpo Damião fez mestrado no Inpe

Foto: Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, nomeou Darcton Policarpo Damião como novo presidente interino do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O anúncio foi realizado nesta segunda-feira 5.

Segundo a pasta, Damião é militar, formado em Ciências Aeronáuticas pela Academia de Força Aérea e fez mestrado no Inpe. Ele substitui Ricardo Galvão, que até então dirigia o Inpe, mas foi exonerado após divulgar dados sobre o desmatamento da Amazônia, que desagradaram o presidente da República, Jair Bolsonaro.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Pontes disse que, no fim das contas, as crises recentes no Instituto foram proveitosas.

“Para falar a verdade, todo esse questionamento, esses problemas, no final das contas, foram positivos para o sistema como um todo. O Inpe é um dos institutos que eu tenho grande apreço, tem grande credibilidade, e o sistema agora vai ser ainda melhor”, afirmou. “De um limão, com toda essa questão, a gente acabou fazendo uma limonada muito boa.”

Segundo o ministro, após a escolha de Damião, o passo seguinte será convocar um comitê para eleger uma lista tríplice, da qual sairá o próximo diretor efetivo do Inpe.

“Analisamos com base em três critérios: primeiro, capacidade de gestão, segundo, o entendimento do Inpe, ou seja, pelo menos ter passado pelo Inpe, e terceiro, que conheça sobre as questões de desmatamento”, disse Pontes.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo