Política
Ministro nomeia militar da Aeronáutica como diretor interino do Inpe
Segundo o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, Darcton Policarpo Damião fez mestrado no Inpe
O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, nomeou Darcton Policarpo Damião como novo presidente interino do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O anúncio foi realizado nesta segunda-feira 5.
Segundo a pasta, Damião é militar, formado em Ciências Aeronáuticas pela Academia de Força Aérea e fez mestrado no Inpe. Ele substitui Ricardo Galvão, que até então dirigia o Inpe, mas foi exonerado após divulgar dados sobre o desmatamento da Amazônia, que desagradaram o presidente da República, Jair Bolsonaro.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Pontes disse que, no fim das contas, as crises recentes no Instituto foram proveitosas.
“Para falar a verdade, todo esse questionamento, esses problemas, no final das contas, foram positivos para o sistema como um todo. O Inpe é um dos institutos que eu tenho grande apreço, tem grande credibilidade, e o sistema agora vai ser ainda melhor”, afirmou. “De um limão, com toda essa questão, a gente acabou fazendo uma limonada muito boa.”
Segundo o ministro, após a escolha de Damião, o passo seguinte será convocar um comitê para eleger uma lista tríplice, da qual sairá o próximo diretor efetivo do Inpe.
“Analisamos com base em três critérios: primeiro, capacidade de gestão, segundo, o entendimento do Inpe, ou seja, pelo menos ter passado pelo Inpe, e terceiro, que conheça sobre as questões de desmatamento”, disse Pontes.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


