Política

Ministro multa candidato que acusou o TSE de diplomar ‘sósia’ de Lula

Wilson Issao Koressawa disseminou uma teoria conspiratória de que um sósia havia se apresentado no lugar de Lula na cerimônia da diplomação, em 12 de dezembro

MINISTRO BENEDITO GONÇALVES. FOTO: DIVULGAÇÃO/STJ
Apoie Siga-nos no

O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral, multou em 10 mil reais por litigância de má-fé um candidato a deputado federal pelo PTB de Minas Gerais que acusou a Corte eleitoral de diplomar um “sósia do Lula”, na cerimônia do dia 12 de dezembro.

Wilson Issao Koressawa disseminou uma teoria conspiratória em ação movida no TSE contra Lula, o então vice-presidente diplomado Geraldo Alckmin (TSE) e o presidente da corte, Alexandre de Moraes.

Nela, o bolsonarista disse que  haveria “um sósia se apresentando no lugar” do petista e defendeu a anulação dos votos e até mesmo uma operação “no Hospital Sírio Libanês ou onde quer que seja, [para verificar] se o primeiro réu está vivo ou não”.

No despacho, assinado em dezembro, o magistrado alega que Koressawa acionou a Justiça Eleitoral de forma “irresponsável” e com “ausência de compromisso com a verdade e abuso de direito”.

“Está caracterizada situação excepcional, de profunda deslealdade processual, ausência de compromisso com a verdade e abuso de direito, a ensejar a adoção de medidas repressivas ao comportamento processual do autor, que, inclusive, advoga em causa própria, respondendo integralmente por todos os termos lançados na petição inicial”, escreveu.

Gonçalves também pediu que o Ministério Público Eleitoral analise se a conduta do ex-candidato pode levá-lo à inelegibilidade.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar