Política

Ministro da Justiça pede à PF inquérito contra institutos de pesquisa

Anderson Torres afirmou que a solicitação acolhe uma representação a apontar supostos ‘crimes perpetrados’ pelas empresas

Apoie Siga-nos no

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Anderson Torres, anunciou nesta terça-feira 4 ter solicitado à Polícia Federal a abertura de um inquérito contra os institutos que realizaram pesquisas eleitorais sobre o primeiro turno.

Nas redes sociais, o ministro afirmou que o pedido acolhe uma representação recebida pela pasta que apontou “condutas que, em tese, caracterizam a prática de crimes perpetrados” por institutos.

As pesquisas eleitorais divulgadas até o sábado 1º não captaram o crescimento nas intenções de votos no presidente Jair Bolsonaro (PL), que reduziu a distância para o ex-presidente Lula (PT). Após a apuração de 100% das urnas, o petista ficou à frente, com 48,43% dos votos válidos, ante 43,20% do ex-capitão.

Na segunda-feira 3, os institutos Datafolha e Ipec descartaram erro nas medições e justificaram o avanço de Bolsonaro pelo voto de última hora de eleitores de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) e dos indecisos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo