Política

Ministro da Justiça não vai ao Senado esclarecer dossiê contra opositores de Bolsonaro

O senador Randolfe Rodrigues criticou a postura de André Mendonça: ‘Foge como um gatinho quando é chamado para se explicar’

André Luiz Mendonça junto do presidente Jair Bolsonaro. Foto: Agência Brasil.
Apoie Siga-nos no

O ministro da Justiça, André Mendonça, cancelou a sua ida ao Senado para explicar o trabalho da Secretaria de Operações Integradas (Siopi) da pasta.

Mendonça era esperado em uma audiência na quarta-feira 4 para prestar esclarecimentos sobre o plano de monitoramento colocado em prática pelo Ministério para fiscalizar 579 servidores da área de segurança pública que se declaram como opositores ao governo.

O ministro justificou que o assunto é sigiloso e que só poderia abordá-lo em uma reunião secreta da comissão.

Parlamentares de oposição fizeram pressão pelo comparecimento. Na sexta-feira 31, o Ministério Público Federal também pediu explicações ao governo sobre o plano.

 

Há informações de que  o Ministério da Justiça produziu um dossiê com posicionamentos e endereços nas redes sociais de servidores estaduais e federais que são opositores ao governo Bolsonaro.

Os fiscalizados seriam integrantes do “movimento antifascista”, composto em partes por muitos policiais civis e militares. Três professores universitários também são alvo do plano.

A pasta da Justiça teria repassado as informações a órgãos políticos, não só de segurança, o que abre espaço para que servidores sofram retaliações ou punições de caráter ideológico e político.

O Ministério da Justiça afirmou, em nota, que não se trata de uma investigação, mas de uma operação de inteligência.

Ainda disse que “cabe à Diretoria de Inteligência que hoje integra a Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, como atividade de rotina, obter e analisar dados para a produção de conhecimento de inteligência em segurança pública e compartilhar informações com os demais órgãos componentes do Sistema Brasileiro de Inteligência”.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP), líder da oposição no Senado, criticou o cancelamento da audiência. “O que o Ministro tem a esconder? Ladra como um leão p/ espionar opositores, mas foge como um gatinho quando é chamado p/ se explicar. Não pense que ficará impune. Não vamos deixar que a Constituição sirva de enfeite p/ esse governo de insanos”, escreveu.

Com a recusa do Ministro, agora é dever moral do Senado colocar para apreciação o requerimento de convocação do Ministro, subscrito por mim e pelo Senador Jaques Wagner”, completou. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.