Política
Ministra do TSE determina remoção de publicação falsa que associa Lula a ataque ao cristianismo
Conteúdo foi considerado ‘fraudulento’ pela ministra Maria Claudia Bucchianeri


A ministra Maria Claudia Bucchianeri, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a remoção de publicações em redes sociais sobre uma falsa afirmação atribuída ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, de que venceria eleição com “ajuda do pai Xangô” e que “nem Jesus Cristo poderá nos parar”.
A publicação foi compartilhada em uma série de perfis no Facebook e no TikTok na forma de uma publicação falsa no Twitter atribuída ao ex-presidente. A campanha do presidente disse ao TSE que as afirmações nunca foram ditas ou postadas pelo candidato.
A ministra entendeu que os perfis estão compartilhando conteúdo “montado, fraudulento, jamais postado pelo candidato Luiz Inácio Lula da Silva, em claríssima e gravíssima situação configuradora desinformação”. A magistrada ainda afirmou que se trata de uma “grave veiculação de informação falsa, ou seja, de montagem fraudulenta de postagem que nunca foi feita pelo candidato”.
Conforme a decisão, foi determinada uma multa de R$ 50 mil caso os conteúdos não sejam retirados do ar em até 24 horas
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Haddad repudia ‘guerra religiosa’ na campanha e pede combate a fake news
Por CartaCapital
TSE manda redes sociais apagarem fake news bolsonarista que liga o PT a conteúdo erótico
Por CartaCapital