CartaExpressa
Ministério dos Direitos Humanos alerta para fake news sobre Marajó
Ministro Silvio Almeida divulgou vídeo condenando a divulgação das falsas informações
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania divulgou nota nesta sexta-feira 23 em que alerta para divulgação e compartilhamento de fake news sobre cancelamento de ações e projetos do governo federal na Ilha do Marajó, no Pará.
De acordo com a pasta, em maio de 2023, foi criado o Programa Cidadania Marajó, com recursos para o combate à violência de crianças e adolescentes e promoção de direitos humanos e acesso a políticas públicas.
“É preciso inverter lógica assistencialista e modos de vida da população do Marajó. Possuímos o compromisso de não associar imagens de vulnerabilidade socioeconômica ou do próprio modo de vida das populações do Marajó, em especial, crianças e adolescentes, ao contexto de exploração sexual”, diz nota do ministério.
O ministro Silvio Almeida divulgou vídeo condenando a divulgação das falsas informações.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
A verdade e o sensacionalismo em torno das denúncias de exploração infantil na Ilha do Marajó
Por CartaCapital
MPF pede que Damares e União indenizem em R$ 5 milhões a população do Marajó após fake news
Por Wendal Carmo


