Política

Ministério da Justiça cria grupo de trabalho para propor ações contra o crime organizado

Iniciativa reúne órgãos de segurança para formular ações estratégicas contra facções criminosas, com foco em apreensões, prisões e fortalecimento de políticas de segurança pública

Ministério da Justiça cria grupo de trabalho para propor ações contra o crime organizado
Ministério da Justiça cria grupo de trabalho para propor ações contra o crime organizado
Armas apreendidas pelas polícias Civil e Militar
Apoie Siga-nos no
O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio de portaria publicada no Diário Oficial nesta segunda-feira 7, oficializou a criação de um grupo de trabalho técnico focado em combater o crime organizado no Brasil.

Sob coordenação da Secretaria Nacional de Segurança Pública, o grupo contará com representantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Advocacia-Geral da União.

Segundo a portaria, o grupo se reunirá quinzenalmente para diagnosticar e propor ações contra o avanço de facções criminosas, “reforçando o compromisso do governo com a segurança pública”.

O combate ao crime organizado já havia sido estabelecido como uma das principais prioridades da gestão federal.

O governo lançou, desde 2023, uma série de iniciativas para enfrentar essas ameaças, incluindo o Plano Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Enfoc), o Plano Amazônia: Segurança e Soberania (AMAS) e o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Esses programas buscam combater crimes como tráfico de drogas, contrabando e exploração ambiental, especialmente em áreas críticas como a Amazônia, onde a ação de redes criminosas é notável. A ação do governo tem focado em operações que desarticulam essas redes, com prisões e confisco de ativos ilícitos.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Justiça em julho, as ações coordenadas já resultaram na apreensão de 18 toneladas de drogas, 65 milhões de reais em bens e a prisão de 1.293 suspeitos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo