Política
Ministério da Fazenda confirma saída de Nelson Barbosa em junho
Número 2 da Fazenda alegou motivos pessoais para pedir exoneração. O secretário executivo adjunto, Dyogo de Oliveira, assumirá interinamente


Brasília – O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, deixará o cargo em junho. A informação foi divulgada em nota à imprensa na tarde desta segunda-feira 13 pela assessoria de comunicação da pasta.
De acordo com o comunicado, Barbosa pediu exoneração ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, por motivos pessoais. Ainda segundo o texto, o secretário executivo adjunto, Dyogo de Oliveira, assumirá o cargo interinamente até Mantega escolher um novo nome para o posto “oportunamente”.
O atual secretário executivo está no governo desde 2003 e faz parte da equipe de Mantega desde sua gestão no Ministério do Planejamento. Na Fazenda, ocupou as secretarias de Acompanhamento Econômico e Política Econômica. Barbosa assumiu o posto de secretário executivo em 2011, em substituição a Nelson Machado.
*Publicado originalmente em Agência Brasil.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.