Política

Ministério da Defesa reconheceu o êxito de testes sobre as urnas, diz TSE

Em reunião, Moraes e militares também discutiram um ‘projeto-piloto’ complementar sobre o teste de integridade dos equipamentos

Reunião entre o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, e militares, em Brasília. Foto: Divulgação/TSE
Apoie Siga-nos no

O Tribunal Superior Eleitoral emitiu uma nota nesta quarta-feira 31 para afirmar que o Ministério da Defesa reconheceu o sucesso dos testes de verificação das urnas eletrônicas realizados por três universidades, a USP, a Unicamp e a UFPE.

A manifestação ocorreu após uma reunião entre o presidente da Corte, Alexandre de Moraes, e o ministro da Defesa, general Paulo Sergio Nogueira de Oliveira. Técnicos dos dois lados também marcaram presença, a exemplo do coronel Marcelo Nogueira de Sousa e do secretário de tecnologia da informação do TSE, Júlio Valente.

Segundo o tribunal, o encontro também serviu para reafirmar que haverá a divulgação de todos os Boletins de Urna, o que possibilitará a conferência e a totalização dos votos por partidos e entidades independentes. Defesa e TSE concordaram sobre a importância de realizar um evento público com a Comissão de Transparência Eleitoral para apresentar os resultados dos testes conduzidos pelas universidades.

O TSE ainda mencionou uma das propostas das Forças Armadas, a reformulação do teste de integridade das urnas, realizado nos dias de eleição. Os militares defendem o uso da biometria de eleitores reais. De acordo com a Corte, as duas equipes técnicas ressaltaram a importância do teste de integridade e apresentarão, em conjunto, a possibilidade de um “projeto-piloto” complementar, utilizando a biometria de eleitores reais em algumas urnas.

Em sua coluna no jornal O Globo, o jornalista Lauro Jardim informou que Nogueira de Oliveira disse a outro ministro de Jair Bolsonaro (PL), após a reunião, que a discussão sobre as urnas eletrônicas é “assunto superado”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo