Política

Marcos Valério é condenado pelo “mensalão” mineiro

A 4ª Vara Criminal Federal de Belo Horizonte condenou o empresário e seu ex-sócio a quatro anos e quatro meses de detenção. Ainda cabem recursos

Marcos Valério foi condenado a quatro anos e quatro meses de prisão
Apoie Siga-nos no

O publicitário Marcos Valério e seu ex-sócio, Rogério Tolentino, foram condenados nesta sexta-feira 14 por corrupção ativa e passiva, respectivamente. A pena prevista é de quatro anos e quatro meses, mas ainda cabem recursos. As informações são do Ministério Público Federal.

A sentença da 4ª Vara Criminal Federal de Belo Horizonte diz que o esquema consistia em uma “estrutura esquematizada para favorecer a chapa composta por Eduardo Azeredo e Clésio Andrade na campanha ao pleito de Governador do Estado de 1998, por meio do desvio de verbas públicas e obtenção de recursos privados, em cuja implementação eram peça-chave as empresas DNA Propaganda Ltda, SMP&B Comunicação Ltda e seus sócios, dentre os quais se destaca o denunciado Marcos Valério, responsável pela distribuição de valores não contabilizados oficialmente para diversos facilitadores da campanha”.

Segundo a denúncia do Ministério Público, Tolentino teria recebido 303,3 mil reais no exercício da função de juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Ele posteriormente, repassaria o dinheiro para favorecer Azeredo e Andrade.  Na denúncia, o MPF também acusou os réus de lavagem de dinheiro, mas a juíza considerou que eles não seriam capazes de “dissimular a origem de recurso advindo da prática de crime contra a Administração Pública”. O processo foi desmembrado e as acusações contra Azeredo correm no Supremo Tribunal Federal.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar