Política

Marcos Valério é condenado pelo “mensalão” mineiro

A 4ª Vara Criminal Federal de Belo Horizonte condenou o empresário e seu ex-sócio a quatro anos e quatro meses de detenção. Ainda cabem recursos

Marcos Valério é condenado pelo “mensalão” mineiro
Marcos Valério é condenado pelo “mensalão” mineiro
Marcos Valério foi condenado a quatro anos e quatro meses de prisão
Apoie Siga-nos no

O publicitário Marcos Valério e seu ex-sócio, Rogério Tolentino, foram condenados nesta sexta-feira 14 por corrupção ativa e passiva, respectivamente. A pena prevista é de quatro anos e quatro meses, mas ainda cabem recursos. As informações são do Ministério Público Federal.

A sentença da 4ª Vara Criminal Federal de Belo Horizonte diz que o esquema consistia em uma “estrutura esquematizada para favorecer a chapa composta por Eduardo Azeredo e Clésio Andrade na campanha ao pleito de Governador do Estado de 1998, por meio do desvio de verbas públicas e obtenção de recursos privados, em cuja implementação eram peça-chave as empresas DNA Propaganda Ltda, SMP&B Comunicação Ltda e seus sócios, dentre os quais se destaca o denunciado Marcos Valério, responsável pela distribuição de valores não contabilizados oficialmente para diversos facilitadores da campanha”.

Segundo a denúncia do Ministério Público, Tolentino teria recebido 303,3 mil reais no exercício da função de juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Ele posteriormente, repassaria o dinheiro para favorecer Azeredo e Andrade.  Na denúncia, o MPF também acusou os réus de lavagem de dinheiro, mas a juíza considerou que eles não seriam capazes de “dissimular a origem de recurso advindo da prática de crime contra a Administração Pública”. O processo foi desmembrado e as acusações contra Azeredo correm no Supremo Tribunal Federal.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo