Política

Militar do GSI participa de atos golpistas e diz que Lula não tomará posse

A pasta é comandada, sob o governo de Jair Bolsonaro, pelo general da reserva do Exército Augusto Heleno

Ronaldo Ribeiro Travassos e o advogado Frederick Wasseff em ato golpista em Brasília. Foto: Arquivo Pessoal
Apoie Siga-nos no

O militar Ronaldo Ribeiro Travassos, primeiro-sargento da Marinha lotado no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, incentiva manifestações golpistas em frente a instalações militares e defende o assassinato de eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A Folha de S.Paulo publicou um vídeo datado de 24 de novembro no qual Travassos estimula os atos antidemocráticos e duvida da posse de Lula, em 1º de janeiro.

“Eu tenho certeza de que o ladrão não sobe a rampa. Agora, você que tá bonitinho em casa, quando seu filho virar boiola ou uma sapatão esquerdista, não reclame”, diz ele na gravação.

O jornal também divulgou um áudio em que Travassos afirma ter feito a previsão sobre a posse de Lula a outro membro do GSI, o general Joaquim Brandão, assessor especial do ministro Augusto Heleno.

“O general Brandão me perguntou lá no gabinete: Marujo, o que você acha? Acho, não, tenho certeza, o ladrão não vai subir a rampa. Por que você diz isso? Porque eu confio no povo que tá lá no QG, em todos os quartéis Brasil afora, confio nos caminhoneiros e nos índios. Se as Forças Armadas não fizerem nada, nós vamos fazer.”

Nas conversas, o militar também diz que haverá uma “guerra civil” no País e sugere identificar os eleitores de Lula no prédio onde mora. Afirma, ainda, que atiraria no próprio irmão se ele fizesse o gesto de “L”, característico de apoiadores do petista.

“Não tô falando isso de brincadeirinha, não, é sério. Quem faz o ‘L’ é terrorista. Tem que morrer mesmo, ou mudar ou morrer, porque não tem jeito uma pessoa dessa.”

Por ser um militar da ativa, ele não poderia participar de manifestações político-partidárias. Nos áudios revelados, porém, Travassos afirma que “o general” sabe de sua atuação no movimento. Ele não deixa claro se a mensagem é uma referência a Heleno.

Procurado pela Folha, Travassos declarou que não comentaria suas afirmações e argumentou não saber se era ele mesmo nos áudios.

O GSI, por sua vez, alegou não ser de sua competência “autorizar servidores para que participem de qualquer tipo de manifestação” e indicou que “as supostas declarações demandadas são de responsabilidade do autor em atividade pessoal fora do expediente”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo