Política

Militantes iniciarão greve de fome por Lula nesta terça 31

Apresentados pelo líder do MST, seis manifestantes decidiram realizar jejum por tempo indeterminado para pressionar por candidatura

Stedile apresentou nesta segunda 30 os seis grevistas que farão jejum por Lula
Apoie Siga-nos no

Em coletiva realizada nesta segunda-feira 30, militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) anunciaram para esta terça 31 o início de uma greve de fome para exigir a libertação e candidatura do ex-presidente Lula, preso há mais de três meses em Curitiba.

João Pedro Stédile, principal liderança do MST, apresentou os seis manifestantes que iniciarão a greve de fome por tempo indeterminado. O número de militantes que farão o jejum pode aumentar nos próximos dias, disse Stédile.  Segundo a liderança, eles receberão acompanhamento médico e só terminarão o jejum até que Lula seja solto e “dê um abraço em cada um deles”.

Leia também:
Haddad: ‘Não tem por que mobilizar as Forças Armadas para o Rio’
Do show na USP em 73 ao Lula Livre, “Cálice” se impõe a Gilberto Gil

Entre os seis manifestantes, estão Frei Sergio Görgen, do MPA, e Jaime Amorim, do MST. “Eu estou fazendo isso porque eu acho que se o Brasil entrar no caos que as elites querem jogar ao impedir Lula de ser candidato e continuar esse modelo de exclusão hoje no país, a fome será uma imposição a milhões de crianças inocentes”, disse Frei Sérgio.

Segundo Stédile, os grevistas buscarão uma espaço dentro do STF para se concentrarem e permanecerão no local “por tempo indeterminado”. A liderança do MST também adiantou que, nos dias 4 e 5 de agosto, chegará a Brasília uma caravana do povo do Semi-Árido, que partirá da cidade natal de Lula, Caetés, em Pernambuco.

O PT prepara também um ato em frente ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, para 15 de agosto, data do registro das candidaturas presidenciais. O objetivo do partido é registrar Lula neste dia e travar uma batalha judicial por sua elegibilidade na Justiça Eleitoral e no STF.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo