Política
Reunião de Michelle e Damares com venezuelanas teria firmado silêncio sobre Bolsonaro, diz site
Mulheres que lideram a comunidade de imigrantes haviam resistido em encontrar a primeira-dama e a senadora eleita
Após as controversas declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre meninas venezuelanas, Michelle Bolsonaro e Damares Alves (Republicanos) se reuniram com lideranças comunitárias da região de que vivem na comunidade em São Sebastião, no Distrito Federal.
A ideia era minimizar o impacto negativo das declarações do ex-capitão sobre visita a refugiadas. Na data, o presidente afirmou ter visto “menininhas bonitas de 14, 15 anos” e que “pintou um clima”.
A dupla teria, porém, pedido o silêncio das mulheres, segundo informações do site Meio.
O encontro com lideranças femininas de imigrantes venezuelanos, que durou cerca de cinco horas, foi realizado nesta segunda-feira 17, na casa de um pastor no Lago Sul.
Ao saírem da reunião, segundo o Meio, as participantes do encontro comunicaram o “compromisso de não falar nada” à irmã Rozita Milesi, que dirige o Instituto Migrações e Direitos Humanos, entidade que atua na ajuda a migrantes e refugiados venezuelanos do DF.
Segundo ela, houve ainda um pedido das próprias líderes comunitárias para que a entidade não se envolvesse no assunto. “Nós não tivemos nenhuma participação nesse encontro”, informou a religiosa.
Desde sábado, Damares e Michelle têm tentado minimizar as declarações de Bolsonaro sobre ter “pintado um clima” com adolescentes durante um passeio de moto.
A dirigente do Instituto Migrações e Direitos Humanos não soube informar se o silêncio das mulheres está condicionado ao final da eleição ou se a uma retratação pública do presidente.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Contenção de danos: Michelle e Damares devem visitar venezuelanas após fala de Bolsonaro
Por Caio César
Em 2 dias, petição pela cassação de Damares passa de 600 mil assinaturas
Por Change.org


