Política

‘Meu Exército não vai às ruas para agir contra o povo’, diz Bolsonaro

O presidente afirmou que a ação de governadores e prefeitos ‘terá limite um dia’ e questionou: ‘O que estão esperando acontecer?’

O presidente da República, Jair Bolsonaro, ao lado do novo ministro da Cidadania, João Roma. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro voltou a se referir a uma das Forças Armadas como “sua”, durante transmissão ao vivo nesta quinta-feira 1, um dia após a troca nos comandos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

“Meu Exército brasileiro não vai às ruas para agir contra o povo”, afirmou o presidente, ao lado do novo ministro da Cidadania, João Roma.

Bolsonaro criticava as medidas sanitárias aplicadas por governadores e prefeitos que, segundo ele, “têm poderes mais restritivos que um estado de sítio”. O presidente defendeu, especialmente, a liberação da realização de cultos religiosos. Também pediu que o Supremo Tribunal Federal “reveja certas posições”.

“Esse excesso de poder absoluto, mais que o estado de sítio, para governadores e prefeitos, isso realmente não dá para a gente admitir”, declarou.

“Isso vai ter limite um dia. Não pode continuar acontecendo essas coisas e assistindo passivamente isso daí.”

Em seguida, após uma fala do ministro da Cidadania sobre o auxílio emergencial, Bolsonaro se queixou dos efeitos econômicos dos decretos de isolamento social e disse que as Forças Armadas não auxiliarão no cumprimento das medidas.

“E eu quero repetir aqui. O meu Exército brasileiro não vai às ruas para agir contra o povo ou para fazer cumprir decretos de governadores e prefeitos”, afirmou. “O meu Exército, enquanto eu for presidente, não vai. O que estão esperando acontecer?”, completou.

O presidente também defendeu a nomeação de Walter Braga Netto para o Ministério da Defesa e rejeitou críticas de que está “politizando” as Forças Armadas. O general substituiu Fernando Azevedo e Silva na chefia da pasta.

“Quando [o Ministério da Defesa] estava sendo aparelhado com gente do PT e do PCdoB, ninguém falava nada”, disse.

Ao fim da live, Bolsonaro voltou a exaltar a ditadura militar e citou Roberto Marinho, fundador das Organizações Globo, como apoiador do golpe de 1964 e criticou a decisão da empresa de pedir desculpas pela posição em 2013.

“Violentaram a memória do senhor Roberto Marinho”, afirmou Bolsonaro.

Também criticou a instauração da Comissão Nacional da Verdade, pelo governo de Dilma Rousseff (PT), criada para apurar crimes contra a humanidade cometidos na ditadura militar.

“Como se você pudesse acreditar que o PT tivesse algum compromisso com a verdade”, ironizou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo