Política

Mesmo não filiado, Deltan já é dirigente do Podemos (e pode receber um salário de até 22 mil)

Se confirmada a remuneração, Deltan seguirá os passos do colega de Lava Jato, o ex-juiz Sergio Moro

O procurador Deltan Dallagnol. Foto: Heuler Andrey/AFP
Apoie Siga-nos no

Apesar de a filiação de Deltan Dallagnol ao Podemos estar marcada para o dia 10 de dezembro, o ex-procurador da Lava Jato já consta como vice-presidente do partido no Paraná. E, de acordo com uma fonte do partido, vai receber salário para atuar como dirigente estadual.

A “contratação” de dirigentes e lideranças partidárias não é uma regra. Depende da negociação política e da função que a pessoa irá exercer. Por esse motivo, Deltan, que está desempregado desde que deixou o MP, será remunerado pelo Podemos. O valor pode chegar a 22 mil.

Nos passos de Moro

Se confirmada a remuneração, Deltan seguirá os passos do colega de Lava Jato, o ex-juiz Sergio Moro. Filiado ao Podemos desde o mês passado, Moro receberá pelo partido um salário bruto de 22 mil reais.

Questionado, o ex-juiz e ex-ministro do presidente Jair Bolsonaro afirmou que o salário é um “meio de subsistência” e o que valor seria “muito menor” do que ganha Lula no PT – em entrevista ao podcast Mano a Mano, o ex-presidente disse receber mensalmente do partido um total de 27 mil reais.

“O que nós escolhemos foi um vencimento junto ao Podemos por uma posição de dirigente partidário, e é um valor muito menor do que, por exemplo, ganha o candidato do PT, o Lula”, disse Moro em entrevista?feature=oembed" frameborder="0" allowfullscreen> à Rádio Jovem Pan Paraná.

Certidão firmada, declarações evasivas

O nome de Deltan Dallagnol consta desde o dia 5 de novembro na certidão com a nova direção partidária estadual. Questionada por CartaCapital, a assessoria de imprensa do Podemos atribui o fato a um ‘erro administrativo’. A pessoa responsável por atualizar os dados teria, segundo eles, publicado a lista antes do tempo e, embora tenha corrigido o erro imediatamente, a atualização não consta no TSE devido aos prazos de atualização processual da Justiça. O gabinete também não confirma que pagará salário a Deltan, e nem qual o valor.

Curiosamente, enquanto já constava como dirigente do Podemos no TSE por um “erro administrativo”, Deltan declarava à imprensa que sequer sabia se filiaria. “Estou em uma fase de reflexão sobre qual vai ser o melhor caminho para eu seguir, e tem a ver com minha saída do Ministério Público Federal (MPF). Sempre houve convites para que eu me candidatasse, nas últimas eleições dos últimos anos, e a resposta que eu sempre dei foi que tenho uma contribuição para com a Lava Jato”, afirmou o ex-procurador no dia 30 de novembro à CNN Brasil, onze dias depois de “virar” vice-presidente do partido.

Deltan – PODE

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo