Política
Meses antes de ser preso, Ramagem disse estar ‘seguro’ nos EUA
O STF condenou o ex-deputado a 16 anos de prisão por envolvimento na tentativa de golpe de Estado
Preso nesta segunda-feira 13 pelo ICE, a agência anti-imigração do governo Donald Trump, o ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) dizia estar “seguro” nos Estados Unidos. Ele foi detido enquanto passeava pelas ruas de Orlando, na Flórida, e levado a um centro de detenção na cidade. Autoridades brasileiras foram informadas no início desta tarde.
Autoridades brasileiras enviaram ao governo norte-americano, no fim de dezembro de 2025, um pedido de extradição de Ramagem. Além disso, o nome do ex-deputado foi incluído na lista vermelha da Interpol.
Em novembro, quando o processo sobre a trama golpista estava em fase final da tramitação no Supremo Tribunal Federal, uma reportagem do site PlatôBr flagrou o ex-deputado em um hotel de luxo de Miami. Antes de viajar, ele apresentou um atestado psiquiátrico à Câmara alegando ansiedade e pedindo afastamento temporário.
Ramagem já havia sido condenado a 16 anos de prisão pela tentativa de golpe, mas ainda cabiam recursos. Após a descoberta da fuga, o bolsonarista publicou nas redes sociais um vídeo no qual afirmava estar seguro, prometia trabalhar pela anistia aos golpistas e classificava as decisões do STF como “ilegais”. Segundo ele, a saída do País ocorreu para “proteger sua família”.
“É só mandar formalmente para cá e esperar a declaração da maior nação livre, efetivamente democrática, do mundo. Falam ainda que eu sou foragido. Primeiro, que eu não vim para cá para me esconder, mas para trabalhar pelo Brasil como eu puder. E para ser um foragido, você precisa de uma decisão judicial”, declarou Ramagem.
Em uma entrevista conduzida pelo blogueiro Allan dos Santos no canal Conversa Timeline, no YouTube, o ex-deputado também alegou ter “anuência” do governo norte-americano para estar no País.
“Nas palavras até do governo americano para mim: ‘Que bom que temos um amigo que está em segurança, a salvo, aqui nos Estados Unidos’. Então, a gente tem esse apoio dos norte-americanos de tudo o que está acontecendo no Brasil”, disse. “Eu estou seguro aqui com a anuência e o conhecimento do governo americano.”
Após o trânsito em julgado da ação penal no STF, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados formalizou a cassação do mandato de Ramagem. Ele foi sentenciado por integrar uma organização criminosa armada, responsável pela divulgação de desinformação sobre as urnas eletrônicas nas eleições de 2022, além de monitorar autoridades e apoiar ações para a abolição do Estado Democrático de Direito.
As investigações da PF apontam que o ex-deputado deixou o Brasil de forma clandestina pela fronteira com a Guiana, na divisa com Roraima, sem passar por qualquer posto migratório. Na sequência, embarcou no Aeroporto de Georgetown com destino aos EUA, onde entrou utilizando passaporte diplomático, apesar de uma determinação para cancelamento do documento.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



