CartaExpressa
Menina de 5 anos é a 15ª criança morta a tiros em dois anos no Rio
Menina morreu durante uma manifestação pela morte de outro adolescente, próximo ao Morro do Dendê, Zona Norte
A menina Eloá, de 5 anos, que morreu enquanto brincada dentro de casa, neste sábado 12, foi a 15ª criança morta por arma de foto nos últimos dois anos no Rio de Janeiro.
O monitoramento foi realizado pela ONG Rio da Paz, que contabiliza vítimas entre 0 e 14 anos.
Nos últimos dois anos, foram 15 crianças e adolescentes mortos por arma de fogo, sendo a maioria por bala perdida, segundo o levantamento.
Nesta manhã, outro adolescente de 17 anos morreu baleado pela Polícia Militar. A corporação afirmou que houve troca de tiros com o suspeita. A população confirma que o jovem já havia se rendido quando foi baleado.
A região metropolitana do Rio de Janeiro registrou ao menos 601 crianças e adolescentes baleados nos últimos sete anos. Desse total, 286 foram atingidos em ações policiais, o que representa 47,5% das vítimas. Os dados são do Instituto Fogo Cruzado.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Polícia afasta envolvidos em morte de menino na Cidade de Deus
Por Agência Brasil
Menina de 5 anos e adolescente de 17 anos são mortos durante operação da PM no Rio de Janeiro
Por CartaCapital



