Política

Membros de comitiva de Bolsonaro nos EUA fazem exames de coronavírus

Ministros, parlamentares, governador e a primeira-dama se submeteram a testes do Covid-19 após viagem

Presidente Jair Bolsonaro foi aos Estados Unidos e se reuniu com Donald Trump. Foto: Isac Nóbrega/PR
Apoie Siga-nos no

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, cancelou o restante de sua agenda em Washington, nos Estados Unidos, e volta a Brasília nesta quinta-feira 12. A decisão ocorre após o governo confirmar que o chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Fábio Wajngarten, foi infectado pelo novo coronavírus.

Em uma primeira nota publicada no Twitter, o Itamaraty afirmou que Araújo faria teste para o vírus e seguiria todos os procedimentos sanitários. A nota foi apagada e, em seguida, a pasta disse que o chanceler “observará todos os protocolos vigentes”.

Araújo e Wajngarten compuseram uma comitiva com 22 pessoas que acompanhou o presidente Jair Bolsonaro em uma viagem aos Estados Unidos, que teve início em 7 de março. Na ocasião, o conjunto se reuniu com o presidente americano Donald Trump.

Também fizeram parte da comitiva o deputado federal Eduardo Bolsonaro, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), a primeira-dama Michelle Bolsonaro, os ministros Augusto Heleno, Bento Albuquerque e Fernando Azevedo e Silva, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior.

Em sua rede social, Eduardo Bolsonaro declarou que ele e o presidente da República fizeram teste para coronavírus e aguardam o resultado, mas que ambos não apresentam sintomas da doença. O senador Trad também afirmou que não tem nenhum sintoma da doença, mas que já realizou os exames e aguarda a divulgação do resultado.

Segundo o portal G1, Michelle Bolsonaro realizou exames junto com Bolsonaro e Eduardo, no Palácio do Alvorada, residência oficial da Presidência da República. O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, foi submetido a um teste no Palácio do Planalto. O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, também passou pelo exame e disse que o resultado deve sair na sexta-feira 13.

O governador Ratinho Júnior decidiu realizar espontaneamente os testes preventivos, informa o portal. O Planalto não declarou se os demais integrantes técnicos da comitiva foram submetidos a exames. O Brasil já soma 76 casos de coronavírus. No mundo, a pandemia já chega a 125 mil pessoas, com altos índices na China, Itália e Irã.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo