CartaCapital
Melo abre 17 pontos sobre Maria do Rosário em Porto Alegre, aponta Quaest
Candidata do PDT, Juliana Brizola segue isolada em terceiro lugar
Uma pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira 17 indica que o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), abriu 17 pontos de vantagem sobre sua principal adversária, Maria do Rosário (PT).
Em relação ao levantamento anterior, de 27 de agosto, Melo subiu cinco pontos percentuais nas intenções de voto, enquanto Rosário recuou sete. Naquela ocasião, havia um empate técnico na liderança. Juliana Brizola (PDT) segue isolada em terceiro lugar.
A margem de erro é de três pontos, com um nível de confiança de 95%.
Veja os resultados do cenário estimulado, em que são apresentados aos eleitores os nomes dos candidatos:
- Sebastião Melo (MDB): 41% (tinha 36% em agosto);
- Maria do Rosário (PT): 24% (tinha 31%);
- Juliana Brizola (PDT): 17% (tinha 11%);
- Felipe Camozzato (Novo): 3% (tinha 3%);
- Fabiana Sanguiné (PSTU): 1% (tinha 0%);
- Carlos Alan (PRTB): 0% (tinha 0%);
- Luciano do MLB (UP): 0% (tinha 0%);
- Cesar Pontes (PCO): não foi citado (tinha 0%);
- Indecisos: 6% (eram 12%);
- Branco/Nulo/Não vai votar: 8% (eram 7%).
A Quaest também projetou um cenário de segundo turno, com amplo favoritismo do prefeito:
- Sebastião Melo (MDB):56%;
- Maria do Rosário (PT): 33%;
- Indecisos: 4%;
- Branco/Nulo/Não vai votar: 7%.
Para a pesquisa, encomendada pela RBS TV, o instituto entrevistou 900 eleitores entre 14 e 16 de setembro. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é RS-00134/2024.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Quaest: Bruno Reis registra 74% e segue liderando disputa pela prefeitura de Salvador
Por CartaCapital
Eduardo Pimentel dispara na liderança em Curitiba, aponta Quaest
Por CartaCapital
Quaest: Topázio Neto abre 28 pontos de vantagem na disputa pela prefeitura de Florianópolis
Por CartaCapital



