Política

MEC faz acordo com faculdade de coaching religioso dos EUA

Florida Christian University não tem qualidade reconhecida, mas pode vir a se beneficiar de parcerias com universidades federais no Brasil

MEC faz acordo com faculdade de coaching religioso dos EUA
MEC faz acordo com faculdade de coaching religioso dos EUA
Benedito Aguiar Neto defendeu o criacionismo. Foto: Divulgação/Mackenzie
Apoie Siga-nos no

O Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) firmaram um protocolo de intenções que pode beneficiar uma instituição americana de coaching religioso. O acordo facilitaria a parceria da Florida Christian University com universidades brasileiras. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

A parceria foi realizada mesmo sem a Florida Christian ter passado pelos processos de cooperação internacional da Capes. Além disso, em 2016, a Justiça Federal do Rio Grande do Norte considerou que a entidade ofereceu irregularmente cursos de mestrado e doutorado via instituições privadas brasileiras, como a Unifuturo, da Paraíba.

A Florida Christian também não possui nenhuma acreditação relevante de qualidade nos EUA e sequer aparece entre as 1 mil melhores universidades do mundo em listas da Times Higher Education e da QS World University Rankings.

A instituição tem cursos com foco cristão que visam, entre outras coisas, preparar “profissionais, leigos e pastores para cumprir suas vocações com valores cristãos” e ensinar seus alunos a “integrar conhecimento filosófico, literário e histórico dentro da visão bíblica”.

Mesmo sem qualquer mérito educacional da instituição norte-americana, o MEC tem estimulado universidade federais a participarem de um congresso co-organizado pela Florida Christian, na Paraíba. A Capes é parceira na divulgação do evento, segundo a Folha de S.Paulo.

Benedito Aguiar Neto, presidente da Capes, já chegou a defender o ensino do criacionismo em “contraponto à teoria da evolução”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo