Política

“Me chamou de vagabunda”, diz Isa Penna (PSOL) sobre agressão

Vereadora também foi xingada de “terrorista”, ameaçada e empurrada pelo vereador Camilo Cristófaro (PSB) dentro da Câmara Municipal de São Paulo

'Se isso não é quebra de decoro e violência grave contra a mulher, não sei mais o que é', critica Isa Penna (PSOL)
Apoie Siga-nos no

Vereadora suplente do PSOL em São Paulo, Isa Penna foi xingada, ameaçada e agredida pelo parlamentar Camilo Cristófaro (PSB) na noite da quinta-feira 16, dentro do elevador privativo da Câmara Municipal de São Paulo. 

“Ele me agrediu verbal e fisicamente. Me chamou de vagabunda, falou pra eu não me surpreender se tomar uns tapas na rua, e me empurrou”, contou a vereadora em um vídeo publicado em suas redes sociais.

A situação foi testemunhada pela ascensorista do elevador, que prestou depoimento e confirmou as agressões verbais. Isa Penna prestou queixa ao lado da testemunha na base da Polícia Militar do Legislativo. Assim, a Câmara dos Deputados deverá instaurar sindicância por quebra de decoro contra Camilo Cristófaro. 

Isa conta que encontrou o vereador por volta das 20 horas no elevador privativo e o cumprimentou com um “tudo bem?” De acordo com a vereadora, Cristófaro respondeu que “não está nada bem”: 

“Com essa boca que você tem, não se assuste se tomar uns tapas lá fora”, ameaçou, e disse que pediria a cassação da psolista.

“Não bastando isso, me empurrou e me chamou de “vagabunda”, numa agressão gravada pelas câmeras de segurança do 1º subsolo da Câmara Municipal. Se isso não é quebra de decoro e violência grave contra a mulher, não sei mais o que é”, declarou Isa.

A vereadora atribui a irritação de Cristófaro à fala feita por ela na Câmara na quarta-feira 15, em que criticou a postura dos demais parlamentares.

“Queria dizer o quão lamentável é a postura dos vereadores enquanto as pessoas vêm à tribuna fazer falas sobre temas tão reais para aquelas pessoas que nos colocaram aqui dentro. Isso é um reflexo de que a política no Brasil se transformou em uma mercadoria, nada é realmente debatido no Parlamento, mas, sim, negociado, e chega aqui apenas pra aprovação. Fica aqui o meu lamento.”

A psolista prestou depoimento no 1º DP da Sé na sexta 17, ao lado dos vereadores Sâmia Bonfim e Toninho Vespoli e dos presidentes dos diretórios municipal e estadual do partido.  A bancada do PSOL também pretende entrar com pedido de cassação contra Cristófaro.

“Nós, mulheres, não vamos nos calar, não seremos intimidadas, ainda mais no espaço que se pretende ser o espaço da democracia brasileira. Vocês vão ter de engolir as mulheres jovens fazendo política”, declarou Isa.

Isa Penna recebeu 12.439 votos nas últimas eleições e assumiu a bancada como primeira suplente no dia 8 de março, após o vereador Toninho Vespoli (PSOL) sair de licença por motivos de saúde. O objetivo é cumprir 30 dias de mandato feminista na Câmara Municipal. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo