Política

Mauro Mendes se elege governador do Mato Grosso

Empresário conseguiu superar sondagens eleitorais e levar o pleito no primeiro turno contra o tucano Pedro Taques, atual governador do estado

.
Apoie Siga-nos no

 Com 100% das urnas apuradas, Mauro Mendes, do DEM, levou a disputa pelo governo do Mato Grosso no primeiro turno, com 58,69% dos votos válidos. O atual adversário de Mendes, o atual governador Pedro Taques, do PSDB, ficou em terceiro lugar, com 19%. O segundo lugar ficou com o candidato do PR, Wellington Fagundes, que obteve 19,56% dos votos válidos, segundo a apuração do TSE.

Mauro Mendes (DEM) é empresário e ex-prefeito de Cuiabá, capital do MT. Essa é a segunda vez que concorre ao cargo máximo do Palácio Paiaguás. 

Em 2008, o empresário disputou as eleições para prefeito de Cuiabá e não conseguiu ser eleito. Em 2010, Mauro Mendes também disputou a eleição para o governo e perdeu novamente a disputa.

Já em 2012, foi eleito prefeito de Cuiabá. Ao fim do primeiro mandato, ele não disputou a reeleição e justificou que se dedicaria aos negócios pessoais.

O atual governador, Pedro Taques (PSDB), sofreu resistência especialmente pela crise no caixa do estado. O salário dos servidores estão sendo pagos sempre no dia 10 do mês seguinte. 

Taques é ex-procurador da República, ex-senador e em 2014 foi eleito governador. Entrou para a política em 2010, quando pediu exoneração do Ministério Público. Se filiou ao PDT, se elegendo senador. Em 2014 candidatou-se pelo PDT a governador e foi eleito no 1º turno. 

Pedro Taques entregou uma carta pedindo a desfiliação do PDT em 2015, quando recebeu um convite de Aécio Neves para se juntar aos tucanos. Atrelar sua imagem a do tucano não lhe rendeu bons frutos nestas eleições.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo