Política

Mauro Carlesse é reeleito governador do Tocantins

Membro do PHS, ele foi governador interino e eleito em agosto deste ano em eleição suplementar após após a cassação do ex-governador Marcelo Miranda e do vice, Cláudia Lelis

Carlesse foi eleito para mandato-tampão, em Tocantins, e reeleição no primeiro turno
Apoie Siga-nos no

Mauro Carlesse (PHS) foi reeleito governador do Tocantins na noite deste domingo 7.  Com 100% das urnas apuradas, 57,39% dos votos foram para o atual governador.

Carlesse era presidente da Assembleia Legislativa quando se tornou governador interino após o Tribunal Superior Eleitoral cassar o mandato de Marcelo Miranda (MDB) e de sua vice, Cláudia Lélis (PV). Os dois foram denunciados por abuso de poder político e econômico e arrecadação de gastos ilícitos na campanha de 2014.

O membro do PHS não apenas assumiu a interinidade do cargo como venceu em agosto as eleições suplementares com 75,1% dos votos válidos. Na ocasião, o número de abstenções, votos brancos e nulos somou 51,8% do total de eleitores.

Empresário e agropecuário, Carlesse começou sua carreira política o PV, em 2011. No ano seguinte tentou a Prefeitura de Gurupi, sem sucesso. Em 2013 ele se filiou ao PTB, onde disputou as eleições de 2014 para deputado estadual. Eleito, assumiu a Assembleia Legislativa e, depois, o governo interino.

Um das candidaturas no estado que ficou para trás foi a de Kátia Abreu, do PDT, que desistiu após ficar em quarto lugar nas eleições suplementares. Ela assumiu a vice na chapa de Ciro Gomes, candidato à Presidência.

 

 

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo