Política

Mato Grosso, Rondônia e Santa Catarina afrouxam quarentena do coronavírus

Após fala do presidente Bolsonaro, estados começam a permitir a volta parcial de comércios e serviços. O País tem 77 óbitos pelo coronavírus

Apoie Siga-nos no

Pelo menos três governadores já sinalizaram apoio à ideia do presidente Jair Bolsonaro de aplicar o isolamento vertical, somente aos idosos, como estratégia para combater o coronavírus e anunciaram afrouxamento da quarentena. É o caso do Mato Grosso, Rondônia e Santa Catarina.

O governador do MT, Mauro Mendes (DEM), baixou um decreto na quinta-feira 26 permitindo o funcionamento do comércio e do transporte coletivo, antes com restrições. O prefeito Emanuel Pinheiro(MDB) criticou a medida e afirmou que a conduta não se aplicará à capital.

Com a medida, passam a funcionar novamente bares, cafés, redes de supermercado e estabelecimentos alimentícios na modalidade delivery, além de restabelecer a circulação do transporte público municipal e metropolitano com passageiros sentados. A permissão se estende a táxis, aplicativos e transporte de funcionários por empresas. Restaurantes em rodovias foram liberados para funcionar, assim como bancos, lotéricas, igrejas e templos. O isolamento será mantido para idosos e grupos de riscos, como pessoas com doenças crônicas. As aulas continuam suspensas no Estado até 5 de abril.

Em Rondônia, um decreto do governador Marcos Rocha (PSL), partido pelo qual Bolsonaro se elegeu, datado da quarta-feira 25, também libera parcialmente o funcionamento do comércio em todo o Estado. Voltam a funcionar indústrias, obras e serviços de engenharia, oficinas mecânicas, autopeças, hotéis e hospedarias.

Santa Catarina também decidiu por rever as medidas de quarentena. Uma portaria publicada pelo governador Carlos Moisés (PSL) na quarta-feira 25 autoriza a retomada de obras públicas de infraestrutura e de conservação rodoviárias, que estavam suspensas devido ao coronavírus. O governador anunciou um plano estratégico para retomada das atividades no Estado. A partir do dia 30 de março, ficam autorizados o funcionamento de agências bancárias, correspondentes bancários, lotéricas e cooperativas de crédito, exclusivamente para atendimento de pessoas que necessitem de serviços bancários presenciais. Já a partir do dia 1 de abril, estão permitidos o funcionamento de academias, shopping centers, bares, restaurantes e comércio em geral; atividades do setor hoteleiro; atividades de Construção Civil; Os escritórios de prestação de serviços em geral; os centros de distribuição e depósitos.

O Brasil tem, até o momento, 2915 casos confirmados de coronavírus e 77 mortes. O Estado do Mato Grosso tem 11 casos confirmados, Rondônia 5 confirmações e Santa Catarina 122 casos e um óbito.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo