Marisa Letícia passa por nova avaliação tomográfica no Sírio-Libanês

Após reavaliação, “foi realizada a passagem de um cateter ventricular para monitoração da pressão intracraniana”, informa o hospital

Apoie Siga-nos no

Em novo boletim médico, divulgado na manhã desta quarta-feira 25, o Hospital Sírio-Libanês informou que a ex-primeira-dama Marisa Letícia “foi submetida a nova avaliação tomográfica de crânio para controle de sangramento cerebral”.

Após a avaliação, “foi realizada a passagem de um cateter ventricular para monitoração da pressão intracraniana”. Internada na tarde do dia anterior, com uma hemorragia cerebral decorrente da ruptura de um aneurisma, a mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue sob cuidados intensivos.

As equipes médicas que acompanham a paciente são coordenadas pelo cardiologista Roberto Kalil Filho, médico da família de Lula, pelo neurologista Milberto Scaff, pelo neurointensivista Marcos Stávale e pelo neurorradiologista José Guilherme Caldas, destaca o boletim divulgado às 10h30.

Ontem, Marisa Letícia foi submetida a um atendimento de emergência no Hospital Sírio-Libanês, seguido de cirurgia endovascular (embolização) e oclusão do aneurisma. Seu estado de saúde era grave, mas havia sido estabilizado.

Após o procedimento, Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, ressaltou que Lula estava “muito preocupado e muito esperançoso”. Kalil Filho, que atende a família de Lula, reconheceu que o estado de saúde de Marisa Letícia era bastante delicado. “Não se sabe ainda se haverá sequelas”.

O aneurisma cerebral é a dilatação anormal de uma artéria que irriga o cérebro. Eles costumam ocorrer em regiões enfraquecidas da parede de um vaso sanguíneo. Quando ocorre o rompimento de um aneurisma, o sangramento pode provocar danos irreversíveis às células do cérebro localizadas ao redor da lesão.


Ao lado de Lula, a ex-primeira-dama vem sofrendo a pressão das investigações da Operação Lava Jato. Em dezembro, ela foi transformada em ré pelo juiz federal Sergio Moro, responsável pela Lava Jato em primeira instância, em ação que envolve a compra de um terreno para a construção da nova sede do Instituto Lula e um imóvel vizinho ao apartamento do ex-presidente.

Em sua última manifestação pelas redes sociais, na noite da terça-feira 24, Lula agradeceu pelas manifestações de carinho e pensamentos positivos. “Agora, é aguardar a recuperação com muita fé”, escreveu. O ex-presidente soube do ocorrido com a esposa, enquanto participava de uma reunião na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT) de São Bernardo do Campo. De lá, correu para o hospital, de onde acompanha a evolução do quadro de Marisa Letícia com apreensão.

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.