Política

Marina defende ‘técnico’ no comando e indica que não assumirá a Autoridade Climática

A decisão da deputada eleita pode impactar a situação da senadora Simone Tebet, considerada por Lula para se tornar ministra do Meio Ambiente

Marina Silva e Lula. Foto: Ricardo Struckert
Apoie Siga-nos no

A deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP) indicou, nesta sexta-feira 23, que não aceitará um convite do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para chefiar a Autoridade Climática, com status de ministério vinculado à Presidência da República. Segundo ela, trata-se de um “cargo técnico”.

A decisão pode impactar a situação da senadora Simone Tebet (MDB-MS), considerada por Lula para se tornar ministra do Meio Ambiente. A emedebista, porém, sinalizou em diferentes ocasiões que só aceitaria a indicação se houvesse um acordo com Marina.

A se confirmar Marina Silva longe da Autoridade Climática, voltará a estar sobre a mesa a possibilidade de ela assumir o Meio Ambiente. Neste cenário, Tebet seria nomeada para outra pasta – na quinta 22, Lula disse à cúpula do MDB que ela ocuparia o MMA ou o Planejamento.

Pela manhã, Lula e Simone se reuniram em Brasília por aproximadamente uma hora e discutiram o papel da emedebista no novo governo. Na sequência, o petista conversou com Marina.

À tarde, Simone acompanhou Lula na viagem aérea entre a capital federal e São Paulo.

Na noite desta sexta, Marina comentou pelas redes sociais o encontro com Lula. Segundo ela, a conversa ocorreu “sobre os rumos da política socioambiental do País”.

“Esclareço que no encontro não tratamos sobre convite para assumir a autoridade climática, que defendo ser um cargo técnico vinculado ao Ministério do Meio Ambiente”, escreveu a ex-ministra.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo