Política

Marília Arraes lidera corrida pelo governo do Pernambuco, diz pesquisa

Pré-candidata pelo Solidariedade, deputada tem 28,8% das intenções de voto; em seguida, aparecem Raquel Lyra, do PSDB, e Miguel Coelho, do União Brasil

A deputada federal Marília Arraes (Solidariedade-PE), candidata a governadora em Pernambuco. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

A deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) lidera a disputa pelo governo de Pernambuco, de acordo com a nova rodada de pesquisa do instituto Paraná, divulgado nesta segunda-feira 16. Ao todo, a parlamentar reúne 28,8% das intenções de voto.

Com o resultado, Arraes supera a ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB), que tem 16% da preferência do eleitorado. A pesquisa ainda traz Miguel Coelho (UB) em terceiro lugar, com 13,6% das intenções de voto, e Anderson Ferreira (PL), com 12,1%. Como a margem de erro do levantamento é de 2,6 pontos percentuais, a disputa pela segunda colocação pode ser considerada ainda em aberto.

No levantamento desta segunda-feira, consta ainda o desempenho de Danilo Cabral, escolhido pelo PSB para ser o sucessor do atual governador Paulo Câmara, que tem apenas 7,1%. Em torno de Cabral também está o apoio de Lula na composição entre PT e PSB.

João Arnaldo (PSOL) e Jones Manoel (PCB) também foram monitorados. O advogado pessolista tem, de acordo com o instituto, 1,3%; já o youtuber e militante do PCB soma 0,7%.

O instituto ainda monitorou um cenário sem a presença de Raquel Lyra. Neste caso, Marília Arraes amplia a vantagem e salta para 34,9% das intenções de voto. Coelho oscila para 15,4% e Ferreira para 12,8%. Já Cabral passa de 7,1% para 8,3%. Arnaldo e Manoel vão, respectivamente, a 2,2% e 1,5%.

Uma disputa sem Coelho e com Raquel Lyra também foi pesquisada. Arraes novamente mantém a liderança com 32,6%. A ex-prefeita de Caruaru volta ao segundo lugar com 18,8% da preferência do eleitorado e Ferreira fica em terceiro com 12,6%. Neste cenário, Cabral tem 7,7%; Arnaldo 1,4%; e Manoel 0,9%.

Para chegar aos resultados, foram entrevistados 1.510 eleitores de Pernambuco entre os dias 10 e 14 de maio. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Confira a íntegra da pesquisa:

PE_Mai22 - Mídia- Estadual

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo