Marcos Pontes define nome de novo presidente do Inpe

Instituto é responsável há 30 anos pelo sistema de monitoramento via satélite da Amazônia

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes. Foto: Agência Brasil.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes. Foto: Agência Brasil.

Política

O ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, oficializou o nome de Clezio Marcos De Nardin para ocupar a presidência do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A informação consta na edição desta sexta-feira 2 do Diário Oficial da União (DOU).

Clezio substituirá Darcton Policarpo Damião, que ocupava o cargo de forma interina desde agosto de 2019, após Ricardo Galvão ser demitido por reagir a críticas do presidente Jair Bolsonaro, que acusou a equipe de pesquisadores do Inpe de mentir sobre dados do desmatamento da Amazônia.

Clezio é engenheiro eletricista formado em 1996 pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e doutor em Geofísica Espacial.

Ele também exerceu, por três anos, o posto de vice-diretor do International Space Environment Service (ISES), organismo internacional dedicado ao Clima Espacial.

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem