Política
Marcos Pontes define nome de novo presidente do Inpe
Instituto é responsável há 30 anos pelo sistema de monitoramento via satélite da Amazônia


O ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, oficializou o nome de Clezio Marcos De Nardin para ocupar a presidência do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A informação consta na edição desta sexta-feira 2 do Diário Oficial da União (DOU).
Clezio substituirá Darcton Policarpo Damião, que ocupava o cargo de forma interina desde agosto de 2019, após Ricardo Galvão ser demitido por reagir a críticas do presidente Jair Bolsonaro, que acusou a equipe de pesquisadores do Inpe de mentir sobre dados do desmatamento da Amazônia.
Clezio é engenheiro eletricista formado em 1996 pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e doutor em Geofísica Espacial.
Ele também exerceu, por três anos, o posto de vice-diretor do International Space Environment Service (ISES), organismo internacional dedicado ao Clima Espacial.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Pantanal registra maiores queimadas para setembro na história, mostra INPE
Por Giovanna Galvani
“Monitoramento da Amazônia corre risco real sob Bolsonaro”, diz ex-INPE
Por Deutsche Welle