Política
Marcos Cintra alega ter sido ‘vítima de publicação incompleta’ ao levantar suspeita sobre urnas
Ex-candidato a vice de Soraya Thronicke é alvo de inquérito por ordem do ministro Alexandre de Moraes
O economista Marcos Cintra, filiado ao União Brasil e ex-candidato a vice-presidente na chapa de Soraya Thronicke, declarou ter sido “vítima de uma publicação incompleta” quando divulgou uma postagem nas redes sociais em que manifestava desconfiança sobre o resultado das urnas. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.
Em uma sequência de publicações no Twitter, no início do mês, Cintra disse que “verificou” por contra própria “dados do TSE” e declarou não ver “explicação” para que Bolsonaro tivesse “zero votos em centenas de urnas”.
Cintra também afirmou que “curiosamente, não há uma única urna em todo o País onde Bolsonaro tenha 100% dos votos” e defendeu o voto em papel.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, chegou a determinar à Polícia Federal a tomada de depoimento do ex-candidato a vice, para apurar os “fundamentos concretos” da postagem.
À PF, Cintra alegou ter recebido uma informação em mídia digital de que algumas urnas teriam registrado 100% dos votos para Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo a Folha.
Cintra declarou, porém, que o conteúdo que visualizou não informava sobre a existência de urnas com registro de votos unânimes também para Bolsonaro e que, por falta de conhecimento, não teve como checar no site do TSE.
O economista está com a conta suspensa no Twitter.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Lula contra a Fada da Confiança
Por Luiz Gonzaga Belluzzo e Pedro Paulo Zahluth Bastos
Após reclusão, Bolsonaro participará de cerimônia com militares no Rio de Janeiro
Por CartaCapital



