Política

Marco Aurélio Garcia morre aos 76 anos

Ex-assessor especial para assuntos internacionais de Lula sofreu um infarto fulminante nesta quinta-feira 20

Apoie Siga-nos no

Marco Aurélio Garcia, assessor especial para Assuntos Internacionais durante o governo Lula e professor aposentado do Departamento de História da Unicamp, morreu nesta quinta-feira 20, vítima de um infarto fulminante. Garcia tinha completado 76 anos em 22 de junho.

Nos últimos tempos, Garcia atuava na Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT, como um consultor para assuntos internacionais. Ele aparentava estar bem de saúde, segundo relatos de quem acompanhava sua rotina. Ele tinha acabado de retornar de um ciclo de palestras na Argentina. O ex-assessor coordenava um grupo de economistas que desenvolvia um novo projeto para o País no Instituto Lula.

Garcia tinha histórico de problemas cardiológicos e sofrera outros infartos anteriormente. Ele foi encontrado em sua cama na hora do almoço por sua diarista.    

Filiado ao PT, Garcia atuou no movimento estudantil em sua juventude em meio à ditadura civil-militar. Nos anos 1960, foi vice-presidente da União Nacional dos Estudantes e vereador de Porto Alegre. Entre 1970 e 1979, exilou-se no Chile e na França. Formado em Filosofia e Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Garcia fez sua pós-graduação na Escola de Altos Estudos e Ciências Sociais de Paris durante o auto-exílio.

Após a aprovação da Anistia, Garcia voltou ao País e foi um dos fundadores do PT. Durante os anos 1990, foi um dos organizadores do Foro de São Paulo, que reunia grupos de esquerda da América Latina e do Caribe.

Além de assessorar Lula durante seu governo, Garcia também foi assessor especial para assuntos internacionais de Dilma Rousseff. Ele coordenou ainda os programas do PT às eleições presidenciais entre 1994 e 2010.

Garcia foi também secretário de Cultura nos municípios de Campinas, entre 1989 e 1990, e São Paulo, durante o governo da ex-prefeita Marta Suplicy. Entre 2005 e 2010, ele ocupou a Vice-Presidência do PT.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo