Política
Marçal continua a registrar doações de campanha no TSE, mesmo após derrota
O ex-coach recebeu 78 aportes desde 7 de outubro, com montantes que variam de um centavo a 398,97 reais


O candidato derrotado Pablo Marçal (PRTB) continuou a receber uma série de doações eleitorais após o primeiro turno da disputa pela prefeitura de São Paulo, em 6 de outubro.
Os paulistanos levaram ao segundo turno os candidatos Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL). O ex-coach terminou na terceira colocação.
Marçal recebeu 78 doações desde 7 de outubro, com montantes que variam de um centavo a 398,97 reais. No período, ele amealhou cerca de 700 reais.
Até o início da tarde desta quinta-feira 17, o candidato havia declarado ao Tribunal Superior Eleitoral pouco mais de 8 milhões de reais arrecadados ao longo da disputa.
Segundo o TSE, a legislação permite que candidaturas e partidos arrecadem recursos até o dia da eleição, mesma data em que podem ser contraídas obrigações financeiras. Após esse prazo, a arrecadação está liberada exclusivamente para a quitação de despesas já contraídas e não pagas até o dia da eleição.
Esses gastos deverão ser quitados até o prazo de entrega da prestação de contas à Justiça Eleitoral. Eventuais débitos de campanha não resolvidos até a data da prestação de contas podem ser assumidos pelo partido, desde que a decisão seja tomada pelo órgão nacional de direção partidária.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Boulos sobe o tom de críticas contra Nunes após nova ausência em debate: ‘São Paulo despreza covarde’
Por CartaCapital
Nunes desiste de mais um debate em SP; Boulos critica: ‘Fugiu de novo’
Por CartaCapital
Juiz nega pedido de Boulos para impugnar pesquisa Datafolha em São Paulo
Por Leonardo Miazzo