Política

Mara Gabrilli, vice de Tebet na última eleição, deixa PSDB: ‘Partido virou nanico moral’

Senadora por São Paulo rumou para o PSD, de Gilberto Kassab

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

A senadora Mara Gabrilli se desfiliou do PSDB e se filiou ao PSD, de Gilberto Kassab. A informação é do jornal Folha de S. Paulo deste domingo 29.

Gabrilli estava na legenda tucana há 19 anos e diz que tomou a decisão após entender que o PSDB se tornou ‘um nanico moral’.

“O partido deu uma bela de uma encolhida. E eu sempre defendi manter postura independente, não acredito no quanto pior, melhor. Sempre fui oposição, mas construindo. Aí o Bruno [Araújo] diz que seríamos oposição”, justificou Gabrilli sobre sua saída.

Ao jornal, ela também contou que optou por deixar o PSDB após ver inspirações políticas se desligando do partido. “Nunca nem pensei em me filiar a outro, sempre fui do PSDB. Todas as minhas inspirações não estão mais próximas do cotidiano do partido”.

Ainda segundo a senadora, para trocar de legenda, pediu conselhos a Fernando Henrique Cardoso, Tasso Jereissati, Yeda Crusius e José Serra. Em contrapartida, não conversou com Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul que assumiu o comando do PSDB recentemente.

A opção pelo PSD de Kassab, diz, foi quase natural. Ela mantém proximidade com o cacique do Centrão, tendo ocupado uma secretaria quando ele foi prefeito de São Paulo.

Além de senadora e secretária de pessoas com deficiência em SP, Mara Gabrilli foi candidata a vice de Simone Tebet (MDB) na última eleição para o Planalto. Elas tiveram 4% das intenções de voto e ficaram em terceiro lugar na disputa.

Recém-chegada ao PSD, disse não se incomodar com a posição do partido próxima a Lula, mesmo ela tendo sido oposição ao petista até aqui.

“Estou confortável comigo mesma. O Brasil sabe dos meus embates com o PT e com o Lula. Mas estamos num momento em que precisamos de pacificação”, explicou. “Não interessa o que eu sinto ou não pelo Lula. Sempre me relacionei bem com todos os partidos no Congresso”.

Com a adição de Gabrilli, o PSD tem agora a maior bancada de senadores, ultrapassando o PL, de Valdemar Costa Neto. O PSDB encolheu significativamente no último pleito e soma apenas 3 senadores e 13 deputados federais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo