Política

Manuela D’Ávila vence processo contra Roberto Jefferson por fake news

Presidente do PTB havia postado imagem em que ex-deputada vestia camisa com os dizeres ‘Jesus travesti’; na verdade, era ‘Rebele-se’

Foto: Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) condenou o presidente do PTB, Roberto Jefferson, por disseminar fake news contra a pré-candidata à prefeitura de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Manuela D’Ávila (PCdoB).

Em sentença assinada na quinta-feira 10, a juíza Fabiana Zaffari Lacerda determinou que Roberto Jefferson deve uma indenização de 5 mil reais à ex-deputada federal, por reparação de danos morais. O ex-parlamentar também será obrigado a se retratar publicamente na sua rede social em até três meses, desmentindo a informação falsa.

A decisão trata de uma postagem de 21 de maio deste ano, quando o presidente do PTB publicou, no Twitter, uma imagem adulterada em que Manuela aparece com uma camiseta preta com os dizeres falsos “Jesus travesti”.

No dia seguinte, Jefferson escreveu: “Haddad e Manuela, candidatos a Presidente e Vice, PT e PCdoB, uma dupla de ANTICRISTOS. Sujeitinha desagradável! Quem ela pensa que é???”, com referência a Fernando Haddad (PT), ex-candidato à presidência da República.

Na verdade, Manuela vestia uma camisa que dizia “Rebele-se”.

Após virar alvo da ação, Jefferson alegou à Justiça que não tinha conhecimento de que a foto era falsa e, assim que soube, excluiu a publicação. Além disso, disse que apenas fez uso de seu direito de crítica, o que seria diferente de injúria.

Para a juíza, a postagem feriu a honra e a imagem de Manuela, pessoa pública e que concorre a cargos políticos relevantes.

“Nesse contexto, é incontestável o constrangimento e a utilização indevida da imagem da autora na rede social, sendo que o réu tem inúmeros seguidores em sua conta no Twitter, fato que revela a extensão da repercussão negativa da postagem efetuada pelo mesmo e o grave potencial irradiador de suas postagens”, escreveu a magistrada. “Ainda, o réu causou ofensa à reputação e dignidade da autora, ao contrapô-la aos cristãos, prejudicando também sua imagem perante os eleitores.”

Nas redes sociais, a ex-deputada celebrou a decisão do Tribunal de Justiça.

“Vitória! Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, terá que pagar indenização e se retratar em suas redes, por divulgar uma fake news a meu respeito em seu Twitter. Seguimos na luta enfrentando as redes de ódio e fake news!”, disse.

Por ocasião do inquérito das fake news, aberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a conta de Roberto Jefferson foi retirada do ar pelo Twitter em 24 de julho.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo