Política

Manifestante que protestou contra Bolsonaro é preso por desacato de 2014

Segundo advogados, a sentença do processo é de menos de um ano e não justificaria prisão, já que há progressão para penas alternativas

Apoie Siga-nos no

Um dos manifestantes detidos na quinta-feira 18 por estender uma faixa de protesto contra o presidente Jair Bolsonaro e atribuir a ele uma cruz suástica – símbolo nazista – foi encaminhado na manhã desta sexta-feira 19 para a Penitenciária da Papuda, no Distrito Federal.

Rodrigo Grassi chegou a ser liberado na quinta-feira, depois de ficar seis horas na Polícia Federal, mas foi preso novamente antes de sair do prédio. Há um processo de desacato aberto contra ele de 2014.

O deputado federal Alencar Santana (PT-SP), que se apresentou como advogado de Rodrigo na Polícia Federal, se pronunciou após a prisão: “A pena dele era restritiva. Ele mudou de endereço e não soube de uma audiência, aí voltaram para o regime semiaberto. Mas colocaram ele hoje no fechado na Papuda ao invés do semiaberto”.

Ainda de acordo com advogados, a sentença do processo de 2014 é de menos de um ano, e não justificaria a prisão, já que nestes casos há progressão para penas alternativas.

Rodrigo foi condenado pelo crime de desacato pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal em 2016, dois anos após a abertura do processo. A sentença foi de sete meses de reclusão, substituída por uma pena de restrição de direitos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo